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Sua empresa está pronta para o Home Office com segurança?

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30 de agosto de 2020

O chamado “novo normal”, momento que agora nos conduz de forma involuntária a nos adaptar as rotinas do dia-a-dia de foma diferente e atualizada com os conceitos e distanciamentos de segurança que o momento exige. Mas a pergunta que muitos gestores se fazem nesse momento é como garantir a segurança dos ativos de TI agora que temos que estar muito mais conectados do que nunca porém nem sempre nas melhores condições possíveis. Muitas empresas foram pegas de surpresa no mês de março de 2020 com a necessidade relâmpago de prover acesso aos seus colaboradores a partir de suas casas, e muitos resistentes a ideia de Home Office se viram obrigados a aderir pois seria a unica opção viável para manter suas operações. Mas como garantir que isso não nos cause mais problemas do que benefícios?

Nós do setor tecnológico somos os precursores do trabalho remoto, visto que lá na década de 90 isso já era uma realidade frequente para a classe tecnológica, então não nos causa nenhum problema o conceito de trabalhar remotamente, muito pelo contrário somos em grande parte adeptos confessos.

Nosso Objetivo aqui não vai entrar na questão de produtividade, qualidade de vida, disciplina e viabilidade de negócio, assuntos que sempre são conclamados quando a discussão sobre “Trabalhar de casa” vem a tona. Nosso intuito é se ater ao aparato de TI necessário para garantir a qualidade de acesso, segurança dos dados, e continuidade.

Então vamos elencar alguns pontos prioritários na epopeia de liberar acesso remoto ao ambiente corporativo.

As três regras fundamentais da TI: 1° Faça Backup, 2° Faça Backup, 3º Faça Backup

Não deveríamos ter que entrar de novo nesse assunto mas pasmem! Muitas empresas ainda nos tempos de hoje ou não fazem backup de uma forma segura e adequada ou simplesmente não fazem… Portanto a primeira grande lição é saber que desastres acontecem, muita gente não tira um carro zero de uma agencia sem seguro, mas passa anos com seus dados inseguros. Então encare o backup como algo que temos que ter, porém torcendo para não precisar utilizar, mas acredite se você precisar vai descobrir que valeu cada centavo gasto com isso, portanto: Faça Backup!

Estabeleça regras de fronteira da sua rede com solidez

Um firewall confiável, uma VPN segura, são primordiais na comunicação de entrada de qualidade e sem riscos, entenda que assim como em um aeroporto o controle de imigração busca saber tudo que entra e que sai, faça um controle rígido de fronteira em sua rede, o primeiro passo é ter regras de entrada bem definidas, e mais do que isso regras de saída também, auditar o que o usuário acessa, edita, o que ele copia, exclui entre outras operações, ter logs e copias de tudo é fundamental, e isso tudo tem que estar bem claro ao usuário também, por meios de políticas de uso interno e se possível que haja documentação assinada por cada colaborador para que isso seja de conhecimento publico. Tudo deve ser criptografado para garantir que esse tipo de comunicação não possa ser interceptada no meio do caminho uma vez que nesse cenário passamos a ter muitos nós no meio do caminho. Imagine que seu usuário remoto pode estar usando redes publicas ou outros tipos de acesso.

Tenha um Endpoint Seguro

Garantir a saúde na ponta do usuário é primordial, o cenário perfeito é que as companhias forneçam computadores 100% mantidos e administrados por seu time de tecnologia, por inúmeras razões, mas a mais importante é a autonomia da companhia sobre o ativo. Confiar que o computador pessoal do colaborador está seguro é uma loteria, é importante se lembrar que não se pode garantir a segurança do outro lado sem administração deste uma vez que é comum usuários domésticos serem acometidos por vírus, trojans, ransonwares entre outras pragas digitais. Optando por usar computadores da companhia pode-se garantir a comunicação segura de ponta a ponta, com a administração de todo a cadeia. Muitas empresas de segurança digital oferecem soluções de segurança de ponta integrada, garantindo o monitoramento continuo das atividades do colaborador.

Se possível chame o encanador, evite vazamentos

Esse é aquele assunto espinhoso pois um vazamento de dados pode custar muito para uma companhia, e além de ter o controle do que se entra e sai deve se evitar, intrusos, ou acesso a informação indevida ainda que por colaboradores. O que pretendo ressaltar aqui é que ter uma solução de DLP (Data Leak Prevention) pode ser uma boa ideia em alguns cenários. Ainda mais quando falamos em segredos industriais, informação comercial e financeira valiosa, permitir que isso caia em mãos erradas pode condenar um negócio ou um produto ao fracasso. Diversas soluções hoje no mercado protegem o acesso e manipulação da informação ser controlada baseada em regras e permissões pré definidas. Pensem nesse assunto com carinho.

Por fim esteja alerta, Monitore!

Acompanhe dentro do possível as atividades remotas dos seus colaboradores, procure ter ciência do que está sendo usado e como está sendo usado. Procure manter o ambiente seguro e atualizado, seguindo as boas práticas de recomendações. Lembre-se que a experiencia do usuário é o melhor caminho para melhoria da qualidade dos serviços, ouça suas demandas e esteja atento aos detalhes por que sempre fazem muita diferença. Lembrando que a segurança tem que andar em sintonia com a produtividade. Esteja seguro e Conectado!

Visão geral da privacidade

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Quaisquer dados informados por nossos clientes e fornecedores são protegidos de acordo com rígidos padrões de confidencialidade e segurança, sendo apenas utilizados para as necessidades e finalidades para as quais foram coletados.

Assim, ao navegar ter acesso aos nossos produtos e serviços, você, que é o titular dos seus dados, declara ciência dos termos e condições presentes em nossa Política de Privacidade, conferindo desde já, o seu livre e inequívoco consentimento para o tratamento dos seus dados pessoais para as necessidades e finalidades aqui determinadas.

<strong>Finalidade da coleta de dados</strong>
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• Solicitação de Orçamento ou contato preenchendo formulários disponíveis no site.
• Abertura de cadastro e criação de conta no backup;
• Solicitação de Suporte via Central de Chamados
• Autorização de Coleta de Coockies
• Cumprimento da legislação aplicável.
• Emissão de nota fiscal;
• Encaminhamento de comunicados relativos à prestação de serviços;
• Prevenção, detecção e investigação de atividades que estejam em desacordo com o Contrato de Prestação de Serviços que sejam proibidas ou ilegais, como o envio de SPAM, disseminação de vírus e outros;
• Realização de pagamento;
Toda a coleta de dados dos usuários é feita com o total conhecimento e consentimento de nossos usuários, dentre as hipóteses legalmente previstas.

Com o intuito de atender às finalidades previstas nesta Política de Privacidade, para a realização dos tratamentos de dados, quando aplicável, a InterCenter/ICData solicitará o consentimento do titular desses dados, no entanto, caso estes decidam em não consentir com a coleta, com o armazenamento e com o tratamento dos seus dados, a única consequência será o não fornecimento dos serviços prestados pelas empresas.

<strong>Dados coletados</strong>
Os dados coletados dos nossos usuários são: nome completo, número do CPF, número do RG, data de nascimento, cadastro CNPJ (quando aplicável), e-mails, endereços, números de telefones, dados necessários à qualificação mínima para confecção de um contrato.

A InterCenter/ICData não efetuará o tratamento dos seus dados pessoais sem o seu consentimento, exceto nas hipóteses legais que preveem que tal tratamento seja necessário ou obrigatório, como exemplo:

• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória;
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• Exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral;
Direitos dos titulares dos dados
Caso os titulares desejem em algum momento, revogar o consentimento previamente concedido, nos termos da legislação vigente, poderão revogá-lo, sendo ratificados os tratamentos realizados sob o amparo do consentimento anteriormente manifestado.

No mesmo sentido, a qualquer momento, serão proporcionados aos titulares dos dados os meios necessários, mediante requisição formal, as informações relativas aos dados tratados, facultando-lhes: confirmação da existência do tratamento de dados pessoais; acesso aos dados; revogação do consentimento; correção de dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados; anonimização, bloqueio ou eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento ou desnecessários, excessivos ou quando entender que algum ponto da legislação aplicável não tenha sido atendido; informações das entidades públicas e privadas com as quais os dados sejam compartilhados; informação sobre a possibilidade de não fornecimento do consentimento e sobre as consequências da negativa; e a sua portabilidade para outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa, de acordo com a regulamentação da autoridade nacional, observados os segredos comercial e industrial.

Todos esses direitos serão exercidos por meio dos canais disponibilizados na presente Política, ressaltando-se que por algumas questões legais, algumas solicitações dos titulares de dados não podem ser atendidas. Para o exercício do seu direito, o titular deverá entrar em contato com o encarregado de dados, através do e-mail privacidade@intercenter.com.br.

<strong>Compartilhamento de dados</strong>
A InterCenter/ICData não compartilha nem comercializa seus dados, contudo, para a realização de serviços técnicos e/ou de suporte às atividades da empresa, exclusivamente para atingir os fins aqui estabelecidos, ou seja: proteção em caso de conflito; provimento de infraestrutura tecnológica e operacional; intermediação de pagamento e provimento de serviço de armazenamento de informações; atividades fiscais; serviços antifraude; ou ainda, por conta de decisão judicial ou requisição de autoridade competente. No entanto, em que pese que os seus agentes externos e/ou empresas possuam políticas próprias de privacidade, a InterCenter/ICData pedirá eles observem a presente Política de Privacidade, visando sempre a confidencialidade, bem como a segurança dos dados pessoais dos nossos clientes.

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<strong>Comunicações pela InterCenter/ICData</strong>
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<strong>Segurança</strong>
A InterCenter/ICData compromete-se com a segurança do tratamento dos dados dos seus clientes, por meio da utilização de meios avançados de tecnologia da informação, não somente em seu site, mas em todos os seus demais equipamentos. Todas as informações fornecidas alocadas em um servidor seguro. Isso garante que seus dados pessoais não serão interceptados ou copiados. Ao fornecer os seus dados no site, você estará em uma página cujo padrão de segurança é o SSL (SECURE SOCKET LAYER), utilizado pela maioria dos sites de Bancos.

Note que sempre que você estiver em qualquer página de cadastro, o cadeado de segurança aparecerá no rodapé ou barra de endereços, dependendo do seu navegador. Isto significa que você estará em uma página de web segura.

As informações de cartões de crédito não serão armazenadas em nossos sistemas (quando aplicável) e todo o processo de aprovação será feito diretamente com as Administradoras de Cartões e Bancos. Para sua tranquilidade, o ícone do cadeado fechado, no canto superior da tela, indica absoluta segurança durante a transmissão de dados em sua compra. Havendo qualquer divergência cadastral, um contato da nossa equipe deve ser aguardado, a fim da confirmação dos dados e ativação dos seus serviços.

Todos os integrantes da InterCenter/ICData possuem treinamento adequado na proteção dos dados que estarão à disposição deste controlador/operador (quando aplicável) e possuem por obrigação primária seguir a presente Política de Privacidade.

Por outro lado, você, que é o titular dos seus dados pessoais, também deverá adotar de sua parte, todas as medidas necessárias quanto à utilização da internet, incluindo, mas não se limitando à utilização de sistemas antivírus, senhas de acesso pessoal e outras medidas que se fizerem necessárias, com o intuito de evitar falhas, invasões, interceptações ou outros inconvenientes. Em nenhuma hipótese você deverá compartilhar com terceiros, os seus dados de acesso a quaisquer sistemas, seja site, seja backup, ou servidores, principalmente se você estiver em computadores públicos, certifique-se de que você realizou o “logout” da sua conta, para evitar que pessoas não autorizadas acessem e utilizem as informações sem o seu conhecimento.

A InterCenter/ICData não solicitará os seus dados de acesso por telefone, antes, autorização específica para o reset, para senha padrão, para realização de atendimento específico. Tal senha deverá ser alterada após o término do atendimento por uma que seja de conhecimento somente do titular dos dados.

A InterCenter/ICData não será responsabilizada por eventuais danos decorrentes de culpa exclusiva dos titulares dos dados.

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<strong>Encarregado e contato</strong>
Qualquer contato, comunicação, reclamação, solicitação dos titulares dos dados pessoais em relação à forma como os seus dados estão sendo tratados, deverão ser dirigidos ao nosso encarregado, para prestação de esclarecimentos e/ou adoção de medidas referentes ao tratamento de dados, pelo e-mail privacidade@intercenter.com.br.